Expectativas

Expectativas

domingo, 23 de novembro de 2014

15K Benavente. Missão cumprida.

Feito.
Concluí este domingo a minha primeira prova de atletismo. Aos 35 anos (nunca é tarde para começar!).
O único objectivo era terminar. Chegar à Meta, fosse qual fosse o tempo final. 

Apesar de uma ligeira dor no joelho direito, acordei com boas sensações. Peguei no saco e fiz-me à estrada. Pouco depois o Flávio diz-me que está lesionado. Não corre hoje. O Flávio tem sido a minha “lebre”, companhia em vários treinos. Contava com a sua ajuda hoje. 
Chegamos cedo a Benavente, ainda a tempo de ver a abertura do secretariado da prova.
Vai um último café antes da corrida. A cafeína é a única “bomba” que tomo. Prefiro ir limpinho!

A minha estreia foi apadrinhada pelo grupo Salvaterra Night Runners, gente que treina junta desde junho, e a quem me juntei há cerca de mês e meio atrás. É bom termos vários parceiros de treino. Permite-nos ter diferentes perspetivas da nossa evolução. Do próprio treino.

A hora da partida aproxima-se. Mas somos informados de que a mesma irá sofrer uma alteração de 15minutos por causa de gente que ainda está para chegar. Aproveito estes últimos momentos para mais alguns exercícios de aquecimento. A chuva ameaça mas acabaria por percorrer os 15K passando entre os (poucos) pingos.

Não estou nervoso, nem ansioso. Ajeito o equipamento e a bolsa de suporte do telemóvel. Estou no fim do grupo de partida e percebo que vai ser dado o sinal de saída. O meu objetivo era fazer os primeiros 2 ou 3K na casa dos 6 minutos. Mas rapidamente percebo que o ritmo está mais elevado. Sentia-me bem, deixei fluir. Aos 5K estou com média de 5m24. Para um gajo que começou a correr há pouco mais de dois meses… é capaz de ser puxado aguentar os 15K assim. 
Encontro o Francisco, o João ficou pelo caminho numa pausa, digamos… técnica. Sigo na companhia do Francisco. Vamos controlando o andamento e a corrida a fluir com naturalidade. A média da passada continuava a baixar, mesmo que as subidas do percurso teimassem em dificultar a tarefa. 
Quando avisto os 10K sinto, pela primeira vez, que vou conseguir terminar. Estou folgado o suficiente para aguentar o último terço da prova. Investi um pouco mais no ritmo.

Curiosamente o Km mais fácil acabou por ser o último. Estava bem. Até acho que era capaz de fazer mais uns 3 ou 4. Sem dores nos joelhos, apenas com uma ligeira pressão nas costas.
Cheguei finalmente à Meta. A minha primeira Meta. 
Como provavelmente em todas as primeiras vezes das nossas vidas, não saboreei devidamente o momento. Estava a pensar em tantas hipóteses que acabei por não reparar que estava mesmo no fim. Talvez fosse, também, o sentimento de dever cumprido. 

Há um ano atrás trazia comigo, diariamente, mais 14 quilos. Um dia disse a mim mesmo que aquilo tinha de acabar. Até atar umas botas já começava a ser difícil. Sinto que para me sentir bem, preciso ainda de queimar mais umas quantas gorduras. 
Sinto que respiro melhor, movo-me muito melhor e toda a energia produzida pelo corpo, enquanto corro, só me tem ajudado na superação das dificuldades dos dias.
Este blogue pretende sobretudo provar que é possível.
Que mudar é possível. Basta querermos. Que o excesso de peso não é uma fatalidade. E que é bem mais nocivo do que pensamos. Há um ano eu era uma bola. Agora estou no meu caminho para tentar uma vida mais saudável. Estou a tentar. E a gostar.

Hoje cumpri um dos meus objetivos. Algumas pessoas, direta e indiretamente ajudaram a cortar a Meta de hoje. Alguns nem sabem como ajudaram a pelo menos despertar o clik, a premir aquele botãozinho que faltava.

O meu agradecimento especial aos companheiros de treino, ao João, ao Flávio, à lebre Francisco, aos que vão partilhando as suas experiências e me vão dando maior alento. Quero continuar! Obrigado a todos no Marinhais a Correr e Salvaterra Night Runners. Espero que possamos alastrar o bichinho a muito mais gente.

 Aos que me perguntam “Para onde corres?”, continuo sem saber o que responder. Prefiro que continue a ser assim.

Nota final: Não faço ideia do meu lugar de classificação no dia de hoje. O importante é que sinto que ganhei. Ganhei a “minha” prova. Esperava cumprir os 15K em 1h30m e acabei na casa da 1h19m.

Obrigado.


Sem comentários:

Enviar um comentário